Luciana Martins, fotógrafa da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, diz que tudo mudou depois da gestação da sua filha onde ela sentiu que a fotografia era algo que fazia parte dela. Diz que a fotografia proporcionou momentos incríveis em sua vida e tem como objetivo fotografar a vida.
Luciana diz que para preparar uma carreira que você consiga chegar em um nível de excelência com a fotografia documental de família é imprescindível conhecer seu equipamento e compreender o comportamento da luz ambiente.
Porém, fotografia documental vai muito além disso.
As vivências nos constroem.
Praticar a fotografia documental, em diversas situações da vida, sejam pessoais ou profissionais, irão nos preparar para a organização daquilo que vemos, para a leitura da luz, para as antecipações que precisamos ter. A fotografia documental também exige uma participação do profissional, não como agente influenciador, dirigindo e coordenados os fatos, mas sim como um atento e imerso observador.
Como falo, é preciso ver e viver junto os momentos, para que nossa sensibilidade seja capaz de ver além, de perceber detalhes, reações, sensações e trazer isso para o grande espectador.
Luciana conta que os principais desafios de uma mulher que cuida da casa é que a partir do momento que constituímos família, as responsabilidades se multiplicam e o tempo fica escasso.
A mulher, indiscutivelmente, tem uma demanda muito maior e intensa com os filhos. Acredito que hoje temos uma sociedade que já consegue olhar para a mulher com valor e reconhecimento, nos diversos papéis que ela ocupa.
E também visualizo e experimento, ter um marido/pai que vive a família junto. Conciliar as necessidades individuais do casal, atender todas as demandas da casa e dos filhos, se aperfeiçoar, exercer a profissão, ser criativa, empreendedora e ainda pensar no próprio bem-estar, saúde e lazer é algo surreal.
Porém, não conquistamos tudo isso junto. São etapas e momentos da vida que precisam ir se fortalecendo e dando espaço para novos desafios e novos passos. É uma lista enorme de pretensões que ao longo da vida vamos dando “check”.
É impossível fazer tudo. Uma mãe profissional acaba tendo que fazer escolhas e dar prioridades. Nessa dança, muito nos deixamos em segundo plano, e aí que mora o grande desafio, talvez o maior. Senti o quanto estar esgotada, sem momentos meus, de cuidado com o corpo e com a mente, foi me prejudicando ao longo dos anos.
Ao longo da jornada, me orgulho e me respeito. Sei que fiz o que era possível e o que estava ao meu alcance. Introduzir novos hábitos, novas metas, novos planos, nos mantém vivos e com expectativas por aquilo que vem pela frente. Entendi que posso viver capítulos da vida, não tendo que ser constante e perfeita em tudo, sendo mais gentil comigo mesma.
Luciana ganhou o prêmio de Fotógrafa do Ano 2023 na categoria Família, com suas incríveis fotos de família.
Vamos colocar a redes social e site da fotógrafa para vocês conhecerem o trabalho incrível da Luciana Martins:
Site: lucianamartinsfotografia.com Instagram: https://www.instagram.com/lucianamartinsfotografia
Gostou? Vamos deixar os links do grupo e da associação a baixo:
Grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/320520885487501
Site da associação: www.instintocriativo.art.br
Compartilhe este conteúdo